Fondue de Queijo para um Jantar Romântico no Dia dos Namorados
Uma receita envolvente, cremosa e cheia de sabor
A receita de de fondue para o dia dos namorados tem a vantagem de ser uma receita de um prato compartilhável, ideal para comer a dois. Rápida, prática e fica pronta em poucos minutos. Aquece o coração e o corpo.
Impressiona pela simplicidade de preparar e pela sua sofisticação, fugindo assim do jantar tradicional e ainda promovendo um momento de união e cumplicidade. Onde se pode apreciar um bom vinho e conversar.
O fondue de queijo é um prato clássico da culinária suíça, ideal para noites frias e momentos especiais. Por isso, é uma excelente escolha para um jantar romântico no Dia dos Namorados. Essa receita é prática, elegante e cria uma experiência única de compartilhar sabores, tornando o jantar ainda mais intimista.
Mais do que uma simples refeição, o fondue é um ritual. A cada pedaço de pão mergulhado no queijo derretido, o casal compartilha tempo, afeto e boas conversas. E o melhor: é muito fácil de preparar.
Ingrediente principal: Queijo
O queijo, protagonista dessa receita, é um dos alimentos mais versáteis, amados e que pode ser encontrado pelo mundo todo. Para o fondue tradicional, são utilizados queijos suíços como Gruyère e Emmental, conhecidos por sua textura amanteigada e sabor levemente adocicado e amendoado.
Características do queijo:
-
Gruyère: sabor intenso, textura firme, derrete muito bem.
-
Emmental: suave, com aquele toque adocicado e característico das bolhas grandes.
-
Ambos juntos criam a base perfeita: cremosa, elástica e com um aroma irresistível.
Origem do fondue
O fondue surgiu nos Alpes Suíços durante o século XVIII, como uma forma criativa dos camponeses utilizarem sobras de queijo e pão endurecido durante o inverno rigoroso. A ideia de derreter o queijo com vinho aquecido logo se tornou uma tradição — e hoje é símbolo de encontros acolhedores e refinados, românticos ou casuais para uma boa conversa.
Fondue de Queijo (serve 2 pessoas)
Ingredientes:
- 150g de queijo Gruyère ralado
- 150g de queijo Emmental ralado
- 1 dente de alho
- 150 ml de vinho branco seco
- 1 colher de chá de amido de milho
- 1 colher de sopa de conhaque (opcional)
- Noz-moscada ralada a gosto
- Pimenta-do-reino moída na hora
- Cubos de pão italiano ou baguete
- Legumes cozidos: brócolis, couve-flor, batata e até mesmo cenouras (opcional)
Modo de Preparo
- Comece preparando a panela de founde ou até mesmo numa panela que possa ser aquecida no réchaud, esfregue o dente de alho no fundo e laterais da panela. Isso ajuda a aromatizar o queijo sem roubar o protagonismo do sabor.
- Em fogo médio, adicione o vinho branco à panela e deixe aquecer sem ferver.
- Aos poucos, vá colocando os queijos ralados, mexendo sempre com uma colher de pau ou espátula de silicone, em forma de “8”, até derreter completamente os queijos no vinho aquecido.
- Dilua o amido de milho no conhaque ou em uma colher de vinho e adicione à mistura, mexendo até engrossar levemente.
- Acrescente noz-moscada e pimenta a gosto.
- Mantenha a panela aquecida no réchaud e sirva com cubos de pão e outros acompanhamentos de sua preferência.
Dica Bônus:
*Vinho branco seco é o melhor tipo de vinho para acompanhar Fondue de Queijo, já que equilibra com a cremosidade dos queijos, porém se optar por um vinho tinto os ideais são aqueles mais frescos.
*Cubinhos de maçã, uvas e legumes cozidos al dente são também ótimos acompanhamentos.