Rocambole
O rocambole, torta ou rolo suíço é um bolo em forma cilíndrica. Feito com massa comum de bolo, a cobertura é passada sobre o bolo, para que este seja então enrolado sobre si mesmo. Diferente de um bolo de camadas, o rocambole é feito de uma única peça de bolo. Os recheios podem ser diversos, desde carnes a doces.
Uma das histórias famosas sobre esta sobremesa francesa está associada com grande Napoleão Bonaparte da França. Ele emitiu uma proclamação, como por que, povo de Paris foi obrigado a fechar as chaminés de suas casas durante os invernos. Pensou-se que a entrada de ar frio para dentro das casas estava causando disseminação de doenças e a proclamação foi orientada para a prevenção dessas doenças. Foi nessa época que Buche de Noel ou yule log bolo foi inventado em Paris.
Como o uso de lareiras foi proibida, eles precisavam de algum tipo de símbolo tradicional que pudesse ser desfrutado com a família e amigos durante a época festiva que acontece no inverno. Assim, este bolo tornou-se uma substituição simbólica em torno do qual a família poderia se reunir para contar histórias e outras atividades de férias.
Rocambole Floresta Negra
Massa:
- 4 ovos
- 1/2 xícara de chá açúcar + quantidade para polvilhar
- 1/2 xícara de chá de farinha de trigo
- 1/4 de xícara de chá de manteiga em ponto de pomada
- 1 pitada de sal
- 1/2 xícara de chá de cacau em pó
Recheio:
- 1 xícara de chá de manteiga
- 1/2 xícara de creme de leite
- 1 pitada de sal
- 2 xícaras de chocolate de chocolate meio amargo derretido
- 1/2 xícara de cerejas picadas
Para finalizar:
- 1/2 xícara de cerejas inteiras
- Açúcar de confeiteiro
Modo de preparar:
Massa:
- Na tigela da batedeira ou numa tigela grande quebre os ovos, separando as claras e as gemas.
- Bata as claras em neve em ponto de picos. Acrescente metade do açúcar e continue a bater até formar um merengue bem firme. Reserve.
- Numa outra tigela bata as gemas com a outra metade do açúcar até formar um creme esbranquiçado e fofo.
- Acrescente a manteiga, a farinha de trigo peneirada e o cacau em pó, mexendo delicadamente até ficar bem incorporado.
- Junte o merengue das claras à massas, e mexa delicadamente para não perder a aeração.
- Pré-aqueça o forno 180 graus. Forre uma forma retangular grande, antiaderente e de preferência baixa com papel manteiga e despeje toda a massa, espalhando para ficar bem uniforme.
- Leve ao forno preaquecido 180 graus para assar por aproximadamente 8 minutos. è rápido mesmo. Se assar muito , as laterais ficam muito secas e quebradiças, dificultando para enrolar o rocambole.
Recheio:
- Numa tigela coloque o chocolate derretido e misture com o creme de leite até formar uma ganache bem firme, quase uma trufa.
- Na tigela da batedeira ou com o auxilio de um fouet, bata a manteiga, com a pitada de sal até formar um creme fofo e esbranquiçado.
- Depois de formar um creme fofo e esbranquiçado, aos poucos, vá acrescentando a ganache e batendo para formar um creme bem homogêneo. Por fim adicione as cerejas picadas e mexa delicadamente. Reserve.
Montagem
- Estenda um pano de prato limpo ou filme plástico sobre uma superfície plana. Polvilhe açúcar e desenforme delicadamente o “bolo”. Se necessário, para facilitar, passe uma faca ou espátula para soltar as laterais do bolo.
- Aguarde a massa esfriar por completo para então espalhar o recheio e enrolar delicadamente, formando o rocambole ou como alguns dizem “bolo de rolo”.
- Após a montagem do seu rocambole, leve à geladeira por pelo menos duas horas. Na hora de servir polvilhe o açúcar de confeiteiro e decore com as cerejas inteiras.
Serve aproximadamente 10 porções.