Filé de Frango ao Molho de Mostarda e Queijo

Mostarda

É um condimento que pode ser encontrado tanto em pó, quanto em forma de um creme  que é obtido pela mistura do pó com vinagre e sal. Sua utilização é mais popular no acompanhamento de hot dogs, sanduíches, hamburgueres, salgados, etc., também pode ser utilizada para acompanhar carnes, na elaboração de molhos para saladas, para marinar carnes, ou mesmo para realçar o sabor de uma receita com frango e peixes.
A mostarda também pode ser usada  como emulsificante, pois ajuda a estabilizar a mistura de dois ou mais líquidos que não  se misturam, por exemplo, vinagre e óleo, água e óleo.

Variedades

Lugares renomados por sua mostarda incluem: Dijon (intensidade média) e Meaux, na França; Norwich (bem quente) e Tewkesbury , na Inglaterra; e Düsseldorf  (quente), Bautzen (intensidade média) e Baviera, na Alemanha. Eles variam nos temperos utilizados e nos seus métodos de fabricação. A casca das sementes pode ser moída junto com o miolo, ou ser descartada por ventilação  depois da prensa inicial. A mostarda de grão integral conserva algumas sementes inteiras ou parcialmente moídas. A mostarda doce da Baviera contém muito pouco ácido, e usa largas quantidades de açúcar para preservação. A mostarda de Tecuci, na Romênia, é uma mostarda doce bastante popular no sudeste da Europa, sendo utilizada para acompanhar carnes grelhadas como o mititei. Algumas vezes, a mostarda preparada é cozida a fogo lento para amenizar sua pungência. Algumas vezes, ela é envelhecida. A mostarda irlandesa é uma mostarda de grão integral misturada com uísque, oatmeal stout (geralmente Guinness), ou mel. Karashi é uma mostarda picante japonesa.

 

Filé de Frango ao Molho de Mostarda e Queijo

 

Ingredientes
  • 4 filés de peito de frango
  • 2 dentes de alho amassados
  • 1 colher de chá de sal
  • suco de 1/2 limão
  • 1/2  colher de café de pimenta do reino (opcional)
  • 1 cebola média picada
  • 1 colher de sopa de manteiga ou azeite
Para o Molho
  1. 1 caixinha de creme de leite (200 ml) ou iogurte natural
  2. 2 colheres de sopa de mostarda Dijon
  3. 50 gramas de queijo parmesão ralado
  4. 150 gramas de queijo muçarela ralado
    Salsinha picada a gosto
Modo de Preparar:
Filés:
  1. Separe os filés e tempere-os com  sal, pimenta do reino e suco de limão. Deixe marinar por pelo menos 10 minutos.
  2. Aqueça uma frigideira com manteiga ou azeite e doure os filés dos dois lados. Retire-os da frigideira e os  reserve.
Molho:
  1. Na mesma frigideira, refogue a cebola picada, até ficar transparente,  porém dourada. Se necessário, acrescente um pouco de óleo. Junte o alho amassado e picado, mexendo bem para apenas soltar o sabor e ficar dourado.
  2. Com o fogo baixo e mexendo sempre, adicione a mostarda Dijon e o creme de leite ou o iogurte natural. Misture muito bem para formar um molho bem cremoso.
  3. Acrescente os queijos e mexa até derreterem completamente e o molho ficar encorpado.
  4. Volte os filés para a frigideira, misturando-os ao molho. Deixe cozinhar por mais dois minutos em fogo baixo.
  5. Finalize com cheiro verde a gosto e sirva quente.
Serve quatro porções.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima