PROTEÍNA TEXTURIZADA DE SOJA
A proteína texturizada de soja ou (PTS), é obtida do grão de soja que, após selecionado e limpo , passa por um processo de separação da casca, uma pelicula um pouco mais grossa. Após essa separação, os grãos de soja são moídos, é extraído o óleo e o resíduo é texturizado, originando assim o floco, que pode ser miúdo ou graúdo, claro ou escuro.
Assim sendo, ela é considerada um alimento natural e muito saudável, alternativa vegetal rica, saborosa e nutritiva não só para as pessoas que adotam um estilo de vida vegetariano ou vegano, como para aquelas que desejam em algum momento substituir a carne por outra proteína. Para quem aprecia a soja, não existe contraindicação em consumí-la sempre, principalmente pelos os adeptos de dietas vegetarianas e veganas. Podendo, por exemplo, ser utilizada como substituição da carne moída em todos os tipos de preparos, desde molhos para massas, como para recheios.
Farofa Crocante Vegana
Ingredientes:
- 1 xícara de óleo de milho, girassol ou canola
2 xícaras de cebola bem picada
2 xícaras de proteína texturizada de soja.
1 pacote de sopa creme de cebola
500 gramas de farinha de mandioca Deusa.
Sal
Modo de Preparo:
- Refogue a cebola no óleo mexendo sempre até ficar com cor amarronzada, sem queimar.
Baixe o fogo e acrescente a proteína texturizada de soja, o creme de cebola mexendo sem parar por um ou dois minutos.
Aos poucos vá adicionando todo o pacote de farinha de mandioca mexendo por mais uns dois ou três minutos, esse tempo vai variar de acordo com a potência do calor e do tamanho da chama.
Acerte o sal e está pronta uma farofa deliciosa. Pode ser servida em qualquer ocasião.
É sucesso garantido.
Serve aproximadamente: 12 pessoas.
Obs. Pode ser guardada em pote hermético para ser consumida noutra ocasião. Se sobrar.