TORTA DE LIMÃO

LIMÃO

 

 

Fruto do limoeiro. Originário do sudeste da Ásia. É uma fruta rica em vitamina C  que atua em nosso organismo ajudando nosso sistema imunológico e prevenindo doenças como gripes e resfriados, além de conter antioxidantes que previnem o envelhecimento precoce. Possui apenas 31 Kcal por cada 100 gramas. Suas folhas e cascas podem  ser utilizadas para fazer chás.

Alguns dos inúmeros benefícios de se consumir LIMÃO:

Favorece a perda de peso: pois ao beber água com limão em jejum, suas papilas gustativas são limpas e ativadas para diminurir a vontade de comer doces;

Exerce efeito gastroprotetor: possui compostos ativos que têm efeitos anti-inflamatórios e antimicrobianos;

Protege contra infecções e melhora a aparência da pele: pela grande quantidade de vitamina C que possui, o LIMÃO promove a formação de colágeno e regeneração da pele, é um excelente acelerador de cicatrização de feridas da pele;

Previne anemias:  por conter vitamina C, que favorece a absorção de ferro dos alimentos, principalmente os de origem vegetal.

Existem diversas variedades de limão, porém as mais conhecidas são:

Taiti,  Siciliano, Galego, Cravo  Rosa ou Caipira. Cada um com suas características próprias e cada um para uma determinada finalidade. Porém ambos são amplamente usados na culinária como tempero de salada, para temperar carnes e enriquecer o sabor de outros pratos.

Curiosidade:

O LIMÃO Siciliano é considerado o “original”, os outros são considerados limas ácidas  pois, derivaram do original.

 

TORTA DE LIMÃO

 

Ingredientes:

2 xicaras de chá de farinha de trigo

4 colheres de sopa de manteiga

1/2 lata de creme de leite

1 colher de sopa de fermento em pó

Recheio:

1 lata de leite  condensado

suco de 2 limões

1 lata de creme de leite

1 colher de sopa de raspas de limão

Cobertura:

3 claras

1/4 de colher de café de sal

9 colheres de sopa de açúcar

 

MODO DE PREPARAR:

Massa:

Peneire a farinha, faça uma cova no meio e coloque a manteiga, que deverá estar em ponto de pomada*,  o creme de leite, e o fermento em pó.

Misture com as pontas dos dedos, juntando toda a farinha até que seja  toda incorporada à  massa e que solte completamente das mãos.

Deixe descansar por aproximadamente 30 minutos na geladeira.  Após esse período, retire a massa da geladeira e com a ajuda de um rolo, abra a massa, enrole-a no rolo para ficar mais fácil de colocá-la numa forma de fundo removível de 24 cm de diâmetro. Cubra o fundo e as laterais da forma com a massa. Faça furos  com um garfo no fundo da massa e asse-a  em forno médio (180ºgraus) por aproximadamente 20 minutos. Enquanto  a massa assa, prepare o o recheio e a cobertura.

Recheio:

Misture o  leite condensado com o suco de limão e mexa até que incorpore bem e adquira uma consistência mais firme. Aos poucos  incorpore o creme de leite e parte das raspas de limão. Reserve.

Cobertura:

Bata as claras em neve com uma pitada de sal, até ficarem em ponto de pico. Aos poucos e sem parar de bater, acrescente uma colher de açúcar por vez e bata até formar um merengue bem firme.

Montagem:

Já com a massa assada,  recheie a torta com o creme de limão, cubra com o merengue e volte ao forno quente médio alto (200º graus), por aproximadamente 10 minutos ou até o merengue ficar dourado. Se preferir use um maçarico de cozinha. Após retirar do forno salpique o restante das raspas de limão por cima da torta.

Espere esfriar para servir.

Serve aproximadamente 12 porções.

* Diz-se da manteiga que encontra-se na temperatura entre 15º e 32º graus, está consistente, porém flexível, igual pomada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima