BOLO DE MAÇÃ E NOZES

MAÇÃ

Fruto da macieira.  Sua origem é atribuída à Ásia, porém através de  analises de seu DNA concluiu-se que a  origem da macieira selvagem seja o Cazaquistão. Acredita-se que seu cultivo tenha começado há mais de 2000 mil anos. Somente no século XVII, é que as plantas chegaram ao continente americano e em regiões como Africa e  Oceania.

No Brasil, as primeiras plantas chegaram com os  colonizadores portugueses. E até aproximadamente 1960, sua produção era mais caseira, apenas com pomares domésticos. Foi a partir desta data que  teve início o cultivo em escala comercial.  Os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul são os maiores produtores de MAÇÃS do Brasil,  isso se deve as condições climáticas da região.

As abelhas tem um papel fundamental na polinização das flores, visto que o pólem das mesmas é muito pesado para ser carregado apenas pelo vento.

É um fruto  que pode ser usado pra comer in natura, fazer geleias, doces, compotas, desidratadas, pode ser adicionaada à mingaus , saladas e  usado principalmente na indústria de sucos,  sidras, vinagre, alimentos infantis.

O fruto está adquado ao consumo, quando sua casca está brilhante e  está firme e sem machucados.

A MAÇÃ possui fibras, potássio e antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres do nosso organismo e ainda possuem anti-inflamatórios e antivirais.

 

BOLO DE MAÇÃ E NOZES

 

Ingredientes:

1 lata de leite condensado

2 xícaras de chá farinha de trigo

3 ovos

1 colher de chá de essência de baunilha

1 xícara de chá de nozes picadas

1 xícara de chá de uva-passa branca sem sementes

3 colheres de sopa de óleo

1 maçã verde picada

1 colher de chá de canela em pó

1 colher de chá de bicarbonato de sódio

1/4 de colher de café de sal

1 colher de sopa de fermento em pó

manteiga para untar

farinha para polvilhar

açúcar  de confeiteiro para polvilhar

 

Modo de preparar:

Numa tigela grande quebre os ovos e separe as claras das gemas. Bata as claras em neve até ponto de pico firme.

Noutra tigela coloque as gemas depois de retirar a película de cada uma delas. Adicione  o leite condensado, o óleo, a essência de baunilha, o sal e misture  tudo muito bem. Aos poucos adicione a farinha de trigo peneirada, o fermento em pó e o bicarbonato de sódio e mexa bem.

Junte a maçã, as nozes,  as uvas-passas e a canela em pó e incorpore tudo à massa. Só então, junte as claras batidas em neve e  misture tudo delicadamente.

Preaqueça o forno 150ºgraus.

Unte e enfarinhe uma forma redonda de furo (24 cm de diâmetro). Despeje a massa e asse  em forno médio (180º graus) por aproximadamente 45 minutos. Após esse tempo faça o teste do palito para ver se o bolo está assado, se o palito não sair limpo deixe mais alguns minutos. Desligue  o fogo e retire o bolo forno.

Espere o bolo amornar para desenformar e  então polvilhe com  açúcar de confeiteiro.

Dica Bônus: Exitem três pontos principais das claras para utilização em receitas:

Ponto de espuma: as claras são levemente batidas, formando apenas uma espuma

Ponto de neve picos moles: as claras ssão batidas até atingirem o ponto de neve, picos moles tem cor branca e mais brilhante.

Ponto de neve picos firmes: as claras são batidas até ficarem em ponto de neve firme, que ao virar a tigela as clarass não caem.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima