SONHOS

SONHOS

Originário da Prússia ( atual Região da Alemanha, Polônia e Países Baixos), reza a lenda que um recruta muito franzino foi dispensado do exército por ser considerado incapaz de suportar os rigores da guerra.

Após ser afastado do exército, retornou à Berlim, e retomou sua atividade anterior de ajudante de padeiro, porém não esquecia o canhão e o barulho das suas balas, da guerra, objeto pelo qual ele havia se encantado.  Lembrando da experiência vivida com o canhão e as balas explodindo, inventou um pãozinho  pequeno e doce,  feito apenas com farinha de trigo, ovos, leite  e açúcar deixando levedar e moldando  no formato e tamanho das balas do canhão. Ao invés de assá-las, ele as fritou.

Assim nasceu a Bola de Berlim, Bolo Berlinense de Frigideira ou Berliner nome dominante em praticamente toda a Alemanha. A novidade fez sucesso de imediato por toda a Prússia, e passou a ser copiada por todos os padeiros do país e ser conhecida nacionalmente e logo em seguida  conhecida no mundo todo.

Origem no Brasil

No Brasil, chegou entre os séculos XIX e XX por influência da imigração germânica. Os primeiros imigrantes alemães foram instalados  no Rio Grande do Sul onde está situado atualmente a cidade de São Leopoldo, por volta de 1824 e com eles veio também a tradição do  pãozinho doce , que no Brasil recebeu o nome de  Sonho.

Em São Paulo chegou por volta dos anos 20 e 30 do século passado, com o nome de Sonho de Padaria. Tradicionalmente é recheado com creme de baunilha, mas já ganhou outras versões de recheio como: doce de leite, goiabada, chocolate, chantilly, doce de banana, geléias de diversos sabores e recebe uma camada de açúcar confeiteiro polvilhado no seu exterior.

Em diferentes países, recebe diferentes nomes. Em Portugal é chamado Bola de Berlim, nos Estados Unidos  ganhou um furo no centro e recebeu no nome de Donut, na Argentina  e Uruguai chama-se Borlas de Fraire, na Italia o chamam de Bombolone ou Krapfen.

 

SONHO

Ingredientes:

Massa

Primeira parte:

  • 1,5  kg de farinha de trigo
  • 2  colheres de sopa de açúcar
  • 3  pacotes de fermento biológico seco
  • 1/2  xícara de chá de água morna

Segunda parte:

  • 4 ovos inteiros
  • 2 gemas
  • 6 colheres de sopa de açúcar
  • 1 colher de sopa de banha ou óleo
  • 3 colheres de sopa de manteiga
  • 500 ml de leite
  • 1 colher de sopa de vinagre de maçã
  • 1 colher de café de sal
  • Óleo de algodão para fritar
  • Açúcar de confeiteiro para polvilhar

 

Modo de Preparar:

Primeira parte

  1. Numa tigela coloque a farinha de trigo e faça uma cova nessa farinha. Adicione  o açúcar, o fermento  e a água e  espere o fermento levedar. Enquanto isso vamos a preparação da segunda parte.

Segunda parte

  1. Noutra tigela ou no liquidificador bata ligeiramente os ovos com o açúcar, o sal , a manteiga e a banha ou óleo.
  2. Depois de tudo misturado , adicione o vinagre de maçã, misture bem e só então misture o leite.
  3. Agora que o fermento já levedou, adicione a mistura que você liquidificou ou misturou à mão e comece a sovar a massa. Essa massa não pode ficar grudenta, nem muito firme para não ficar pesada.
  4. Cobrir a massa com um plástico filme e deixar descansar e crescer por aproximadamente 50 minutos ou até dobrar de volume.
  5. Quando a massa já tiver dobrado de volume , moldar  bolas do tamanho de uma bola de tênis, deixar  crescer  novamente até dobrar de tamanho. ( Assim ficam mais leves).
  6. Frite-os em óleo de algodão,  em temperatura média,  até ficarem dourados.
  7. Retire da frigideira, espere esfriar um pouco, corte-os ao meio, recheie-os. Por último polvilhe com açúcar de confeiteiro.

 

Recheio de Sonho Tradicional

Ingredientes:

  • 1 litro de leite
  • 50 gramas de manteiga
  • 6 gemas de ovo sem a película que envolve
  • 200 gramas de farinha de trigo
  • 1 1/2 xícara de chá de açúcar
  • Algumas gotas de essência de baunilha ou
  • 1 pedaço  de casca de limão ou laranja

 

Modo de Preparar:

 

  1. Separe 1/2 xícara de chá de leite e reserve. Numa panela coloque o restante do leite para aquecer com a manteiga e a casca de limão ou laranja.
  2. Numa tigela misture as gemas  sem a película que as envolve, o açúcar,  a farinha de trigo e a 1/2  xícara de leite reservada e misture tudo muito bem , tomando cuidado para que a farinha não forme grumos.
  3. Retire o leite do fogo e retire a casca de limão ou de laranja, só então  acrescente  a mistura das gemas com açúcar e farinha ao  leite  mexendo sempre até que esteja bem misturado. Adicione a essência de baunilha se não usou a casca de limão ou de laranja.
  4. Retorne ao fogo baixo, continuando a mexer até engrossar. Cozinhe por pelo menos  cinco minutos  mexendo sempre para não ficar gosto de farinha no creme.
  5. Retire do fogo e espere esfriar mexendo de vez em quando. Coloque um plástico filme rente ao creme cobrindo toda a superfície, para não formar uma película  no creme quando esfriar.
  6. Recheie os sonhos. Para finalizar polvilhe o açúcar de confeiteiro antes de servir.

 

Dica Bônus: O óleo de algodão é mais indicado para frituras por não perder seus nutrientes à temperatura de 180º graus e por  ser menos denso, não encharca os alimentos e faz com que fiquem mais crocantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima